TRANSLATE

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Entrevista com Asim Pereira - criador do Aplicativo para portáteis "Analize This"



Instrutor Regional de Xadrez pela CBX

 Confederação Brasileira de Xadrez, Licença: 5700568643 ID nº.77

 


         Todo enxadrista sabe que hoje em dia a tecnologia atual nos possibilita estudar xadrez de maneira prática, pelo celular ou tablet, principalmente quando se quer comentar sobre uma partida ou posição de determinado diagrama em grupos de redes sociais. Um aplicativo para portáteis em especial vem ganhando destaque entre os estudiosos: é o "Analize This", um app muito famoso por suportar arquivos FEN e PGN, muito utilizado em grupos de whatsapp. Nele é possível criar partidas, analisar através de várias engines ao mesmo tempo, criar diagramas e até mesmo desenhar sob o tabuleiro digitalizado.
         Hoje vamos falar sobre o criador deste importante aplicativo: Asim Pereira
         

Em uma entrevista exclusiva, Asim nos contou sobre seus trabalhos, novos projetos e sua grande paixão pelo xadrez.

Ele é indiano, mora em Bangalore,  é formado em Ciências da Computação, deixou a empresa Motorola para fundar sua empresa "Chess Entrepreneur" *, e se dedicar exclusivamente no desenvolvimento de aplicativos, que diz ser sua paixão, confessa:

Instrutor Willian: Olá amigo! Aqui no Brasil são 10:15h, deve ser um pouco tarde pra você em seu país, já que temos um fuso horário de quase 9 horas.

Asim Pereira: Olá Willian, nem tanto, aqui na Índia são 19:45h, mas não há problemas, podemos conversar tranquilamente.

Instrutor Willian: Há quanto tempo trabalha com aplicativos? Como foi o início de tudo?

Asim Pereira: Eu comecei entre 2007 e 2008 nas minhas horas vagas, e inicialmente desenvolvia aplicativos para uso pessoal em meu dispositivo Nokia. Hoje eu trabalho em tempo integral com aplicativos há pouco mais de 4 anos.

Instrutor Willian: Como se inspirou em criar o famoso aplicativo "Analize This"?

Asim Pereira: O "Analize This" começou como apenas uma função para utilizar uma "engine de xadrez" e era utilizada em nosso outro aplicativo o "iChess Puzzles", o usuário clicava em um botão chamado "Analize This" para poder analisar um determinado diagrama. Isso foi em meados de 2012 ou 2013.


Era algo parecido com a imagem acima. Como você pode ver, era uma versão muito básica. Então mais tarde, considerando os "feedback's" apresentados pelos usuários, percebi que muitos usavam o app para analisar partidas e outras posições, então resolvi isolar esta função como aplicativo e comecei a adicionar novos recursos, como outras "engines", download de PGN, a função de desenhos de setas e pinturas de casas no tabuleiro, etc. 


Instrutor Willian: Interessante! Vejo que os "feedback's" dos usuários o ajudam muito! Você costuma ler todos as mensagens? Tem alguém em especial que o ajuda nas criações ou uma equipe?

Asim Pereira: Ah sim! As mensagens de "feedback" dos usuários tem sido muito útil pra nós, tanto na formação dos app's, como na melhoria contínua. Eu mesmo faço questão de responder a todos por e-mails, o tanto quanto possível. Mas nós também somos uma equipe, pequena (apenas 4 pessoas) porém, atendemos as três principais plataformas: Android, IOS e Web.

Instrutor Willian: Qual o maior faturamento na venda desses produtos? É no Brasil ou tem outro país de destaque?

Asim Pereira: Sim, o Brasil é nosso mercado mais importante para nós, principalmente pelo fato de receber e-mails de muitos usuários do Brasil. Nós também temos uma grande complementação em nosso faturamento com as vendas em outros países das Américas e também na Europa

Instrutor Willian: Vocês trabalham somente com aplicativos ou tem outros projetos?

Asim Pereira: Atualmente nos dedicamos somente no desenvolvimento de aplicativos. Temos um site http://live.followchess.com que nos permite não ficarmos limitados a apenas APP's. A missão de nossa empresa é focalizada no xadrez e gosto de usar essa tecnologia para resolver problemas diferentes, sempre ajudando na divulgação do esporte, ter uma participação especial no universo do enxadrístico, é primordial. Estamos o tempo inteiro no xadrez, é o nosso "arroz com feijão" como dizem os brasileiros.

Instrutor Willian: Você joga xadrez? Qual a sua experiência como jogador?

Asim Pereira: Sim eu jogava! Aprendi um pouco tarde, quando tinha 13 anos, mas ultimamente eu não tenho jogado muito, e no jogo presencial eu jogo em média 1 vez por ano. Pra se ter uma ideia, participei de apenas 2 eventos valendo ranking FIDE neste ano. Meu ranking caiu para 1672 ELO's. Foi engraçado pois, nesse evento eu estava com um celular no bolso, não sabia das novas regras e perdi o jogo quando meu adversário (de apenas 8 anos) me perguntou se eu estava com um celular. Eu disse que sim e ele chamou o árbitro, então o árbitro declarou minha derrota**, e olha que o celular nem tocou (risos). 

As vezes eu também jogo xadrez online em nosso novo servidor o APP http://chessmoves.in

Instrutor Willian: Ainda estuda xadrez?

Asim Pereira: Também não, eu mal leio sobre xadrez hoje em dia. Se bem que adoraria voltar a estudar e ler sobre o tema, mas meu trabalho leva o maior tempo.

Instrutor Willian: Quais os seus projetos para o futuro?

Asim Pereira: Nossos planos e ideias para novos app's são emocionantes, recententemente criamos a plataforma "ChessKast" é a nossa solução para transmissão ao vivo de torneios e jogos através de "broadcasting" utilizando dispositivos Android. 



Essa tecnologia foi utilizada em um torneio oficial, o campeonato Commonwealth no mês passado. 




O app ainda não foi publicado, pois ainda estamos dando alguns toques finais.

Também estamos trabalhando em outros aplicativos para ensino e aprendizagem em xadrez. 

Instrutor Willian: Antes de fazer a próxima pergunta, quero parabenizá-lo pelo app "Chess GIF", outro app de suceso em todo o Brasil, em nossos grupos de estudos de xadrez no Whatsapp. Nossos instrutores e treinadores utilizam muito. Ainda se encontra em fase beta?

Asim Pereira: Que bom ouvir isso!

Instrutor Willian: Sim claro! Todos acham revolucionário!

Asim Pereira: Na verdade ele está praticamente terminado, ainda não tive tempo de retirar o "BETA" do nome.

Instrutor Willian: Esse novo aplicativo, o "Chesskast" poderá ser usado com o famoso aparelho de multimídia da Google "Chromecast"?

Asim Pereira: Sim, os jogos publicados no ChessKast terá um site próprio que muda de acordo com o tamanho da tela do dispositivo, assim como no site http://Live.followchess.com. Com certeza funcionaria muito bem no Chromecast desde que o dispositivo utilize um navegador Web. Mas creio que o Chromecast não será necessário, uma vez que você utilize o sistema PC/Screen.

Instrutor Willian: Magnífico!!! 

Asim Pereira: Obrigado. O Chesskast foi utilizado no Torneio Internacional de Surabaya na Indonésia! Você pode acompanhar ao vivo em nosso site FollowChess
http://live.followchess.com/#!surabaya-international-2017 e esses jogos são transmitidos via dispositivos Android.

Instrutor Willian: Legal!!! Muito Bacana! Finalizando... Desejo a você tudo de bom Asim! Parabéns pelo aplicativo, já testei todos eles tem uma riqueza de detalhes que impressionam, espero poder testar logo o Chesskast. Sucesso nas vendas e mais uma vez obrigado por me receber!

Asim Pereira: Obrigado a você Willian! Foi um prazer conversar contigo! Eu amo o Brasil e espero visitar logo, novamente!

* confira os produtos no site http://www.mychessapps.com

** Especificado pela regra FIDE no Art. 11.3.b - Durante a partida, é proibido ao jogador portar celular e/ou outro meio de comunicação no ambiente de jogo [...] - vide regras da FIDE em http://www.cbx.org.br/files/downloads/FUTURA_LEI_FIDE_XADREZ_2014_v6.pdf

Reportagem: I.R. Willian Pereira da Silva
Revisão e diagramação: Márcia Regina O. Godinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dundy - EUA vs Instrutor Willian - BRA

Jogue com o Fritz

Ataque Grob - Crianças nunca façam isso!!!!

O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que
tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de
aproximação social e intelectual. (GM J. R.Capablanca, ex-campeão
Mundial)