TRANSLATE

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

RICARDO, GABRIEL, CODINOMES DE UM SER DISTANTE


Crônicas do Xadrez cap. - XII

por Roberto Telles de Souza
Toda semana postamos aqui as famosas crônicas sobre xadrez do nosso grande amigo e entusiasta de nosso esporte o Árbitro Internacional Roberto Telles de Souza




https://4.bp.blogspot.com/-AvoahtcvFiA/WDgYV1gMiWI/AAAAAAAAE1g/RK7H4c3idG8H7oDqb5VY-fiyWY05y99ZgCLcB/s320/conteudo_sub_24957_32802_1_1.jpg
Por Roberto Telles de Souza


RICARDO, GABRIEL, CODINOMES DE UM SER DISTANTE
Em outra final de Campeonato Paulista, foi estabelecido que houvesse um prêmio de beleza à melhor partida. Os enxadristas poderiam indicar essas partidas, até mesmo as próprias, para a avaliação de uma comissão de premiação. Complexo seria identificar esses diferenciados confrontos, porque o número de mesas era muito grande, daí essa forma de seleção.

No final da penúltima rodada, o Ricardo Gabriel Name ou Gabriel Ricardo Name surpreendentemente dirigiu-se à mesa de arbitragem, onde solicitou que a sua partida fosse avaliada para uma eventual premiação.

Solicitou-se, então, a planilha dele e a do adversário, pois atenderia a dois propósitos, o da necessidade da entrega e o da premiação. Name disse que elas estavam com o adversário, que ficou copiando-a.

Como as planilhas não foram apresentadas, o árbitro procurou pelo adversário do Gabriel Name, que disse ter entregado ao seu opositor logo após a partida, pois, por ter sido “massacrado”, nem quis cópia.

Em novo contato com o Ricardo Name, este se lembrou de que estava com a desaparecida planilha, no singular e não no plural, pois havia perdido a de seu adversário. Tirou do bolso um papel todo amarrotado, com os costumeiros e indecifráveis rabiscos, além das inúmeras tradicionais lacunas, nas quais deveriam constar, em média, três a quatro lances em cada uma delas.

Questionado se conseguiria lembrar-se de todos os lances, respondeu afirmativamente, porém não mais voltou a tocar no assunto.

Talvez a partida merecesse o prêmio, pois o Name era bem talentoso, porém alguns detalhes desprezíveis da formalidade sempre comprometeram o pleno sucesso desse carismático enxadrista de Ribeirão Preto.

Observação: os vários nomes de referência de nosso folclórico jogador devem-se ao fato de aparecer várias combinações na ordenação de seus nomes. Até a Fide chegou a publicar uma listagem de rating em que figuravam tanto o Gabriel Ricardo Name e também o Ricardo Gabriel Name, com ratings diferentes, obviamente. Quando lhe perguntaram: “– Afinal de contas, seu nome é Ricardo Gabriel ou é Gabriel Ricardo”?”, respondeu com singular segurança:” – É isso aí!”. E saiu distraidamente...


https://4.bp.blogspot.com/-cx3RbzxDPNQ/WDgYcxN51bI/AAAAAAAAE1k/cY_6qkCznPU_hgj2vF84xZBZ2UCpvte3gCLcB/s1600/telles_bio.jpg


Autoria: Roberto Telles de Souza (Árbitro Internacional)







https://4.bp.blogspot.com/-yzziePgGqVk/V42K98ZAWlI/AAAAAAAAEHM/StH5SNhX3qYoO_yBF84oFyGsD4QlHcZ0gCPcB/s200/wil.png
 Confederação Brasileira de Xadrez, Licença: 5700568643 ID nº.77
https://media.licdn.com/media/AAEAAQAAAAAAAANrAAAAJGM2ZjQwMmNkLThiNzAtNDBmNC1iOGRjLTJhODRiOWE5NWNkZg.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dundy - EUA vs Instrutor Willian - BRA

Jogue com o Fritz

Ataque Grob - Crianças nunca façam isso!!!!

O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que
tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de
aproximação social e intelectual. (GM J. R.Capablanca, ex-campeão
Mundial)